terça-feira, 24 de novembro de 2015

OS SURTOS MICROCEFALIA NO NORDESTE TEM HAVER COM ZIKA VIRUS?

OS SURTOS DE MICROCEFALIA A SUA ORIGEM ESTÁ NO ZIKA VIRUS?



O que é microcefalia é uma doença menos frequente porem se apresenta com o fechamento dos ossos cranianos precocemente interferindo no desenvolvimento cerebral tornando o crânio e cérebro com tamanho desproporcional. Uma criança com 1 ano e 4 meses pode ter tamanho craniano de 14 centímetros.
Essa alteração morfológica pode causar na criança   atraso mental, alterações físicas como dificuldade para andar, problemas de fala e hiperatividade ou convulsões, surdez e cegueira por exemplo. Por estes fatores a criança irá precisar de ajuda para comer, tomar banho ou andar
FATORES ENDÓGENOS E EXÓGENOS DA MICROCEFALIA
  • Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez;
  • Síndrome de Rett;
  • Envenenamento por mercúrio ou cobre;
  • Meningite;
  • Desnutrição;
  • HIV materno;
  • Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria;
  • Exposição à radiação durante a gestação;
  • Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez.



 Sabemos que por ser rara está doença ela pode ser propagar-se através doenças infeciosas como toxoplasmose é Citomegalovírus  e a rubéola destas apenas rubéola tem vacina são uns dos fatores que podem desencadear esta patologia  por isso presumem os pesquisadores é médicos que esteja sendo gerado pelo zika vírus que atingiu em massa de forma peculiar as regiões nordestes e causado pelo mesmo vetor o mosquito Aedes aegypti o mesmo tem um potencial de proliferação absurda e tem evoluído a tempos a sua resistência a climas e habitat . Ainda há uma pequena margem de dúvida”, diz o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. A associação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia nos bebês é inédita no mundo.

  Zia vírus conhecida década 60 na África com abrangência no sudeste asiático o nome vem da floresta  Zika em Uganda descoberto em 1947 em macacos os sintomas são erupções vermelhidão conjuntivite  ,alguns casos febre, e sintomas passageiros tem sua origem os primeiros relatos atualmente surto desta doença foi  em Pernambuco e na Paraíba medicas encontraram incidência desta patologia que obvio gerou uma preocupação na saúde pública nas investigações encontraram no liquido amniótico destas mães uma quantidade espantosa  do  genoma do  zika vírus o liquido amniótico para quem não sabe e  o liquido que envolve o bebe na fase do seu desenvolvimento protegendo o bebe presumem que através deste fator contato pode ter passado este vírus ao bebe na face da sua formação proporcionando alterações anomalias no bebe tem que diga que microcefalia propagada supostamente pelo zika vírus e só ponta do arciberque pois acreditam que poderá haver respostas variadas de outras doenças no feto.
  No início de novembro, ela coletou as amostras do líquido amniótico na 28a semana de gestação das duas pacientes em Campina Grande e enviou o material para análise na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Três técnicas diferentes constataram a presença do material genético do vírus nessas amostras. Em visita ao Brasil, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margareth Chan, disse que a entidade acompanha as investigações. 

EXPLICAÇÃO CIENTIFICA DA SUPOSTA INFECÇÃO DO VÍRUS ZIKA VÍRUS QUE PODERÁ ESTAR DESENCADEANDO A MICROCEFALIA

  suposição cientifica digamos que uma mulher pegue dengue as defesas do organismos ataca e  derrota o vírus da dengue e fique por ali dando imunidade digamos que meses depois está mulher fique grávida e pegue o  zika vírus muito parecido com o vírus da  dengue em alguns casos sistema defesa pode se confundir em sua ativação de memória e manda mesmas células de defesa que combateram a dengue as células fogocitar o zika vírus   mais não o destroem ou seja empacotam o vírus como escudo de proteção disseminando a regiões do corpo onde não podem alcançar porque é fraco por isso acreditamos que zika vírus passa da gravida para o bebe dentro do útero
TRATAMENTO PARA MICROCEFALIA
  O tratamento da microcefalia não cura a doença, porém ajuda a reduzir as consequências no desenvolvimento mental da criança.
  Uma da possibilidade de tratamento é fazer uma cirurgia para separar ligeiramente os ossos do crânio, nos 2 primeiros meses de vida, para evitar a compressão do cérebro que impede seu crescimento. Quando além da microcefalia a criança possui hidrocefalia, que é a presença de líquido dentro do cérebro, também existe a possibilidade de colocar um dreno para controlar esse líquido.
  Além disso, pode ser necessário usar medicamentos que ajudam o dia a dia da criança, que atuam diminuindo os espasmos musculares e melhoram a tensão dos músculos.
 Fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo dentro da fisioterapia a criança tiver, melhores serão os resultados. Assim, é recomendado fazer o maior número de sessões de fisioterapia por semana.
  O médico que acompanha os portadores de microcefalia são o pediatra e o neurologista, mas outros profissionais da saúde também são necessários como psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

DIAGNÓSTICO DA MICROCEFALIA

 O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação, com os exames do pré-natal, e pode ser confirmado logo após o parto através da medição do tamanho da cabeça do bebê. Exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética cerebral também ajudam a medir a gravidade da microcefalia e quais serão suas possíveis consequências para o desenvolvimento do bebê.
PRECAUÇÕES QUE AS MÃES DEVEM TOMAR

1. Coloque telas protetoras em todas janelas e portas da sua casa. Deixe-as sempre fechadas. O Aedes pode entrar durante o dia. Estas telas serão muito úteis, pois depois protegerão o bebê também. É um método de proteção totalmente inócuo para a saúde e extremamente seguro.
2. Quando sair, use um repelente nas roupas e nas áreas expostas. O repelente indicado e eficaz contra o Aedes é o que contém a substância icaridina. Pode ser utilizado em gestantes, e tem uma duração de aproximadamente 10 horas.
3. Sempre que o tempo e a temperatura ambiente permitirem, use roupas que cubram os braços e pernas. Não é nada fácil no verão, óbvio, mas mulheres são especialistas em arrumar soluções interessantes quando se trata de se arrumar e de se vestir.
Curta sua gestação sem mosquitos por perto!
  
DÚVIDAS DAS GESTANTES?


 QUAL É O  EXAME MICROCEFALIA SE ATÉ NASCIMENTO HÁ RISCOS MESMO   QUE A ULTRASSONOGRAFIA NÃO VENHA  IDENTIFICAR?
Não há epidemia zika vírus não há chances de infecção o exame da microcefalia é ultrassom morfológico

UMA GRAVIDEZ DE 38 SEMANAS PODE CORRER RISCO PEGA MICROCEFALIA ?
Dificilmente ocorre a infecção no feto porque os seus órgãos já estão formados

UMA VEZ INFECTADA PELO ZIKA VÍRUS A MULHER SEMPRE ESTARÁ SUJEITA Á TER FILHOS COM MICROCEFALIA TODA VEZ QUE ENGRAVIDAR ATIVA O VÍRUS?
A pessoa só e infectada uma vez pelo zika vírus se teve uma criança microcefalia isso não se repete existe exame laboratorial de sorologia que pode identificar se a pessoa já foi infectada pelo zika vírus.

E TODA MULHER GRAVIDA QUE TIVER SIDO INFECTADA PELO ZIA VÍRUS TERÁ POSSIBILIDADE DE 100% CHANCE DE SEU BEBE TER MICROCEFALIA?
Não é um caso padrão pode mães ter zika vírus e seu beber não ser afetado são casos que não deve ser frequente.
O QUE PODE SER FEITO PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA SAÚDE PÚBLICA?
É comover as autoridades políticas e governamentais com parceria com a população em acabar com a proliferação deste mosquito aeges aegypti e conscientizar a sociedade de seu dever nas prevenções a serem tomadas de3 forma individual e em comunidade em seu bairro



Nenhum comentário:

Postar um comentário